quinta-feira, 31 de maio de 2012

Voltando no tempo....Fashion Rio último dia


 
Poko Pano
No último dia de Fashion Rio a sensação que a moda voltou no tempo ficou ainda mais evidente, muito por conta das muitas referências de décadas passadas sendo desfiladas por várias marcas. Drapeados (Poko Pano), dourados (Ausländer), neons (OEstudio), decotes e detalhes engana mamãe (quase todas as marcas), saia lápis (Andréa Marques) e mais, o sunquíni com asa delta (Trya) e pra fechar a noite um desfile para celebrar a família (Reserva), mais retrô impossível =D

Ausländer
Como não reparar essa onda,  tamanha a quantidade de referências retrôs previstas para estarem na moda no próximo verão 2013, e olhem que listei apenas algumas, as que se destacaram no último dia de desfiles, mas durante todo o evento foi possível fazer uma lista enorme, destaque para o bustiês, huhuhu! Todas as décadas serviram de referências, seja por um detalhe aqui outro ali, mas a década de 90 se destaca.

Andréa Marques
As marcas de moda praia usaram e abusaram dessa nostalgia para suas coleções, e a Poko Pano desfilou desde os grandes tops com bojos arredondados, aos pregueados, além de todos os tipos de calçinhas, principalmente as maiorzinhas. Nos detalhes também era possível perceber a busca no passado recente, tinham laçinhos,  peças em renda renascença, detalhes de metais antiguiiiiinhos, e os mosaicos fazendo lindos pássaros azuis sobre preto, além de muita estampa.

 
Triya
A Triya, outra marca praia, também apostou no retrô e trouxe de volta as passarelas nada menos que os sunquínis com asa delta, mas não parou por ai tinha muito top e calcinha grande, além é claro dos clássicos maiôs cheios de recortes e fendas. Muita estampa também é outra referência, além de saídas fluídas,e transparências.


Reserva
Andrea Marques já apostou nos detalhes de babados, como o que usou para incrementar ainda mais a saia lápis, as túnicas e as calças cigarretes também estavam presentes. Assim com a transparência, as varias estampas deram um toque a mais na coleção, étnicas, geométricas e florais, presentes até nas rendas, que carregavam outra referência, os tons neons ou ácidos, super tendência.

OEstudio
Já o dourado foi a inspiração retrô da Ausländer, com o tom metálico mais famoso aplicado nos fios do tricô em malha, sobre a calça e uma saia plissada de lamê, usada com bustiê (olha ele ai de novo) de couro, e na fofa estampa de espinha de peixe da clássica camisa, além do ícone da década de 80, o docksider, aff! Estampas variada, conjuntinhos e até terninhos com bermuda desfilaram, querem mais!


Ausländer
A marca OEstudio foi lá na década de 80 e trouxe para as passarelas outra super tendências, o tons fluo, a cor aparece tanto nas peças como nos acessórios. Aqui uma curiosidade inusitada, a marca se inspirou em looks de moradores de rua aparentemente um tema sem glamour, e não é que conseguiram trazer beleza e leveza para as passarelas, com peças de modelagens confortáveis, peças utilitárias femininas e masculinas, camisas recortadas e remendadas que lembravam pedaços de sobras de tecido, jaquetas de nylon e muita mistura de materiais como o algodão com o linho.

Ausländer 
Que tal então relaxarmos e nos jogarmos na moda família reunida, essa é perfeita e é pra sempre =D. E foi nesse clima familiar, que a Reserva fez uma apresentação totalmente nova e inusitada, ao invés de modelos, a marca levou a vida em família para as passarelas. Tinham desde uma simulação de jantar á mesa, até uma sala de estar com direito a papai, mamãe, filhos e namorado, tudo junto e misturado com uma família tem que ser, arrasaram!

Poko Pano
Minha dica, as estampas estão com tudo, em todas as coleções os estilistas usaram e abusaram, aprenda usá-las como conjuntinhos e também misturando tipos diferentes, arrasa!
 Andrea Marques e Ausländer, os meus preferidos =D

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Criar faz bem....Fashion Rio 4º dia

 
Lenny
O Fashion Rio no seu 4º dia é abrilhantado com a criatividade, falo especificamente da marcas de jeanswear de Herchcovitch e de praia chic da Lenny, que arrasaram nas passarelas trazendo clássicos, com jeans com caqui, e o maiô totalmente, repaginados para arrasarmos no verão 2012-2013. Estilistas, não artistas =D
 Herchcovitch
Impossível não se encantar com as novas formas, recortes e composições dadas à peças clássicas do nosso closet, principalmente em tempos de réplicas, inspireds, e até cópias fidelíssimas que temos visto no mundo da moda. Ainda bem que temos alguns criadores talentosos, como Alexandre Herchcovitch, que inspirado no clima do deserto e homenageando o povo Tuaregs que vive no norte da África, conseguiu trazer para as passarelas peças como vestidos, coletes, jaquetas, shorts, calças e camisas totalmente repaginados e novos!
 
Herchcovitch
Herchcovitch combinou cores clássicas, como o caqui e suas variantes, areia e sépia, com o jeans (normal, resinado e claro), deu uns toques de vermelho (detalhes como   pespontos) e  fez uma estampa do mapa-mundi com figuras representativas da região (antigas, da época das navegações), e recriou peças como jaquetas longas, macacões e macaquinhos, shortinhos, calças, dando a elas uma silhueta totalmente nova e surpreendente, e o melhor, que valoriza as formas da mulher, bingo!
 
Herchcovitch
Já falando em moda praia, outra talentosa artista da moda, a Lenny Niemeyer,  deixou todos babando literalmente, afinal suas modelos são escolhidas a dedo e seus modelos são considerados os the best na categoria. E ela propôs um verão ainda mais chic, com maiôs que valorizam as costas com belos decotes e colo fechado, biquinis trabalhados nos recortes, para quem só se preocupa em desfilar bem, sem se preocupar com as marcas deixadas (não são feitos para tomar sol), ao não ser os suspiros de admiração. 

Lenny
O clima era tropical, tendêncinha forte, assim Lenny caprichou nas estampas, tinham muitas estampas, quase nada liso, destaque para as flores como a estrelícia (amei o a estampas e as peças, o vestido rodado é desejo), as estampas fundo do mar, outra tendêncinha, e as cobras metalizadas sobre fundos diferentes, como manchado com cara de oxidado...um show de criatividade e requinte! 
Herchcovitch
No mesmo dia, desfilaram a A 2nd Floor, que apostou no universo country dos EUA e misturou com referências made in Brazil, destaque para laser no couro, confirmando a transparência como tendência certa para a próxima estação.
2nd Floor
A Espaço Fashion que seguiu sua receita e desfilou suas sobreposições, camisas longas sob shorts, no melhor estilo urbano de ser. Inspiradas na cidade de Istambul, as irmãs Bastos, trouxeram para as passarelas os desenhos típicos da cultura turca, mas também referências do Heavy mental, com estampas da banda Iron Maiden, tudo junto misturado, no melhor espírito jovem, a cara da marca!
Espaço Fashion
E a Cantão apostou numa outra tendência, as cores pasteis, azul, amarelo, bege, e estampas delicadas com números, letras e flores, o que  deixou a coleção sofisticada, com peças leves e femininas. Destaque para os vestidos inspirados no mullet, menor na frente com calda atrás, moda e tendência para a próxima estação!
Cantão

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Nas ondas do mar... Fashion Rio 3º dia

 
Coven
O mar se consagra como tema inspiração no Fashion Rio verão 2012-2013, as referências estão a cada coleção ainda mais evidentes...a maioria dos estilistas que já se apresentaram, usaram e abusaram de sua criatividade...essa será a onda para a próxima estação, #ficaadica!
 
 
Ágatha
Tudo isso podemos ver nas passarelas, e off course depois nas ruas...peças inusitadas como a bolsa com anzóis como alças, da New Order no primeiro dia, outra bolsa tipo cesto de pesca, na Totem no segundo dia, e a Àgatha se inspirou nas redes de pesca para criar shorts e coletes que prometem deixar ainda mais fresco os nossos looks de verão.
 
 
  Maria Bonita Extra
Ainda inspiradas no tema mar/águas, as estilistas da marca Ágatha criaram uma coleção basicamente sobre os tons de verde e azul, assim tudo muito suave na cor, mas com muitas sobreposições e mistura de materiais, dando muito volume nos looks, aff! Destaque para as peças inspiradas nas redes, o vinil e para os shortinhos, que estavam lindos!
 
 
Nica Kessler
Outro tema quente para a próxima estação é o tropicalismo, tendência confirmada por aqui, já desfilada e em alta lá fora. A marca Nica Kessler foi lá em Portugal para se inspirar se apropriou das estampas de frutas e desfilou uma bela mistura de estampas, ora frutas grandes, ora pequenas, um charme! Mas tinha outras inspirações da terrinha, desenhos de louças, rendas, das mesas (poás), tudo estampando em vestidos curtos, longos, tops e saias, tudo usável, sem afetações. Destaque para as peças feitas de crochê que brincava com as transparências, que estão com tudo, amo!
As frutas by Nica Kessler
No mesmo dia, Maria Bonita Extra, que apostou também nas estampas, que a marca sabe fazer bem, a amarelinha de poás é must have, tudo em tecidos nobres, cetim, os relevos de cloquês, a riqueza do guipure e a frescura do algodão. Quanto a silhueta, destaque para as lindas saias balonês, que já tínhamos visto no desfile de inverno, os tops ou bustiers que vimos também na TNG com a Ísis Valverde e que são lindos! 
  
Pérolas, top e xadrez delicado by Coven
A Coven arrasou, e trouxe também o universo navy para as passarelas, porém diferenciado, misturando azul e vermelho com o verde, mas tinha muito mais...Especialista em tricotar bem suas peças, desfilou vestidos ajustados ao corpo, alguns com manguinha cheia de babados fofos, saias e os famosos tops ou bustiers também. Por se uma malharia, as texturas, tão em alta não podiam ficar de fora, tinha pérolas, aplicações com tema náutico, como brasões, ancoras e timões, para todas navegarem com classe na próxima estação! 
 
A delicadeza da renda e do crochê no desfile da Nica, um luxo!
E fechando a terceira noite, moda feminina, a Coca-Cola Clothing que além de sua clássica moda de rua, jeans é sua matéria prima principal, ela também apostou no bustiê, que com certeza será a peça must have da estação, amo!
 
 
Coca Cola Clothing
Minha dica, no terceiro dia a tendêncinhas se confirmam, cintura marcada (MBE), estampas e suas misturas (todas), hot pant (MBE, Agatha, Nica, Coca), cores pasteis (todas), top/bustier (TNG, Coven,MBE,Nica, Coca), renda/crochê (Nica) enfim tudo com certeza será moda na próxima estação, fiquem de olho meninas!
 No 3º dia amei a Coven...essas manguinhas de babados e a silhueta justa e os bustiers arrasaram!