terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Gordinha, mas fashion!



















Hoje recebi um pedido muito especial de uma linda amiga, que mesmo estando fora dos padrões de beleza mundial (lê-se magrela) é uma garota super fashion.

E o pedido dela dá matéria e é a maior reclamação dos consumidores de moda: a dificuldade para se achar peças estilosas para gordinhas.

Depois de ler coisa boas e digamos, mais ou menos por ai, descobri váaaaaaaaaaaarias novidades nessa área, e quem já tem muita gente de visão investindo na criação de roupas fofas e fashion.



Descobri que a vocalista da banda Gossip, Beth Ditto, acaba de lançar uma linha de roupas em parceria com a loja britânica Evans! Os 22 modelos da coleção são para quem, assim como ela, está acima do peso, mas não abre mão de um look estiloso.

A coleção tem a cara dela (que também é a garota-propaganda da linha!), e é toda inspirada nos anos 80 (que está super atual), com peças bem coloridas, cheias de estampas divertidas e brilhantes, como esse vestido de paetês.




























As roupas que custam 38 e 65 libras não serão vendidas aqui no Brasil. Mas servem de inspiração para você mesmo fazer. A própria Beth, em entrevista ao The Times, conta que é adepta do “faça você mesmo”. “Se você quer tanto uma roupa, então você mesma tem de fazer. Se você é gordinho, tem de ser criativo”, disse.

Em terras brasileiras, onde mais da metade da população sofre com excesso de peso, as curvilíneas encaram a mesma dificuldade para encontras peças bacanas do tamanho de seus manequins.

Coloridas Muitas estampas e cores valorizam os básicos da Elvira Matilde, confecção de Belo Horizonte. Aqui, o tamanho extragrande veste até o manequim 56. Tecidos como jersey e malha de viscose conferem leveza aos vestidos, que têm decotes generosos. Já as calças de helanca modelam o corpo e fazem sucesso.

Modernas O estilista mineiro Ronaldo Fraga, conhecido pelo estilo vanguardista e irreverente, desenvolve alguns modelos de sua coleção em tamanhos grandes. Atende clientes especiais sob medida.

Esportivas A Akaiá, confecção do Rio, tem uma linha completa de moda praia e aeróbica em tamanhos especiais, que vestem até o manequim 58. Aceita encomendas de outros estados.

Casual A PALANK em São Paulo faz modelos de roupas cheios de bossa.



Dicas para não errar

Cores escuras: Prefira usar tons mais escuros, pois estes escondem mais. Evite usar estampas, mas caso as use, opte sempre pelas listras verticais, que alongam. As horizontais achatam.

Malhas: Prefira as malhas lisas, duplas, com certa elasticidade, aquelas com que você se senta e se levanta sem que deformem. As malhas caneladas marcam muito, melhor fugir delas.

Sapatos: Tente se acostumar a andar sempre de salto, os de tamanho médio, mas confortáveis. Alongar a silhueta é um ótimo artifício para torná-la um pouco mais magra.

Bodys:Apesar de justos, eles são legais para serem usados por baixo de outra peça de roupa, pois modelam o corpo, são confortáveis e dão segurança.

Batas: Muitas gordinhas as usam para "disfarçar" o corpo. Pelo contrário, eles chamam mais atenção, não têm sensualidade e são sem graça.

Tecidos brilhantes: Também desfavorecem as gordinhas, aumentando o volume do seu corpo. Evite.

Lingerie: Escolha bem os sutiãs, que devem ser anatômicos, dando boa sustentação ao seio. Shortinhos e meia-calça também são ótimos aliados, pois seguram a barriguinha proeminente.

Decotes: Se os seios estão em forma, os decotes em V, usados com sutiã com aro, podem ser legais. Mas se o peito for muito grande, os decotes de formato quadrado são os mais indicados, porque valorizam o colo sem aumentar o volume do seio.

Vestidos: A ordem é alongar a silhueta, deixá-la mais leve - mas não com tecidosa finos, como o jérsei, que aderem ao corpo e engordam. Evite peças justas, mas também evite roupas muito soltas. Os vestidos devem ser retos, tipo tubinho, pois disfarçam.

Barriguinha indiscreta: Use e abuse dos blazers, sempre um pouco mais compridos, até a altura dos quadris. Vista-os sem abotoar, sobre a camisa, e prefira aqueles de cintura mais alta. Todas as peças que alonguem o tronco e suavizem essa passagem para as pernas podem ser aliadas, na luta tão freqüente para se esconder a barriguinha. Não use cintos. Eles dividem a silhueta, apertam, chamam atenção exatamente para uma área do corpo que você deseja esconder.

Perna Muito Grossa: O melhor comprimento das saias é na altura do joelho. Não use sapato muito fechado, ou o tornozelo ficará enorme. Saias longas também funcionam bem. Nunca use meias-claras, que aumentam muito o volume das pernas - prefira sempre escuras.

Calças: Calça comprida deve ser, de preferência, de corte reto e com cintura baixa. Prefira as sem detalhes nos bolsos, pois evita chamar atenção para o bumbum.

Papada: Coluna reta e cabeça erguida ajudam muito a tornar a papada menos volumosa. Também está proibida a gola alta, que aumenta o volume da área em questão. Decotes podem ser arredondados, quadrados - desde que valorizem o colo e nunca fiquem rentes ao pescoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário