quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Art Déco na moda? (MTP)

 Desfile de Abertura do MTP inverno 2012...
Desde o desfile da Patachou de verão, já podemos sentir um pouco de Art Déco no ar, falo isso por conta do famoso colar desfilado pela marca que é a cara do movimento que invade o mundo da moda. Movimento reforçado pelos looks de inverno 2012, montados por Daniel Ueda para o desfile idealizado por Ronaldo Fraga para a abertura do Minas Trend Preview, que aconteceu semana passada em BH, os anos 20 e 30 estão chegando!
 Colar sensação da Patachou (SPFW) e abaixo de mental e resina da de Gio Bernardes inverno 2012 (MTP)
Curiosidades: Art Déco foi um movimento popular internacional de design de 1925 até 1939, que afectou as artes decorativas, a arquitectura, design de interiores e desenho industrial, assim como as artes visuais, a moda, a pintura, as artes gráficas e cinema.[1] Este movimento foi, de certa forma, uma mistura de vários estilos (ecletismo) e movimentos do início do século XX, incluindo construtivismo, cubismo, modernismo, bauhaus, art nouveau e futurismo. A sua popularidade na Europa foi durante os picos dos loucos anos 20 e continuou fortemente nos Estados Unidos através da década de 1930. Embora muitos movimentos de design tivessem raízes em intenções filosóficas ou políticas, a Art Déco foi meramente decorativa. Na altura, este foi visto como estilo elegante, funcional e ultramoderno.mais no Wikipedia
 Gucci primavera-verão 2012
E foi exatamente essa arquitetura, e as linhas geométricas, que mais vimos na última temporada de desfiles internacionais. É a vez da década de 20 servir de inspiração para a moda, e marcas como a italiana Gucci, que por coincidência, surgiu nessa mesma época glamourosa da moda, apostam em roupas e acessórios com toques de art déco. Daí o motivo do retorno dos decotes profundos nos vestidos, do grafismo, e da presença dos tons de preto, branco e dourado característicos do movimento.
 Etro primavera-verão 2012
Outros exemplos da influência da Art Déco na moda nos podemos ver nas coleções de outras  marcas como Etro, que desfilou estampas coloridas, bordados e detalhes de plumas também em vestidos exuberantes, e na Balmain que criou jaquetas luxuosas com desenhos típicos do movimento. 
 Balmain primavera-verão 2012
Já por aqui, a marca Acquastudio mostrou modelos de festa elaborados e a Patachou, como já disse, investiu em colares e pulseiras no estilo, para usarmos já no verão 2012. 
Acquastudio acima, e Patachou para o verão 2012...
A principal característica da Art Déco é a geometrização das formas e linhas, e outra curiosidade, está no famoso prédio da Chrysler, em Nova York, construído em 1928, que é um ótimo exemplo aplicado dessa arquitetura.
Minha dica é, usem a abusem dos tecidos vazados, dos maxicolares e das golinhas trabalhadas, que estão em alta e fazem parte desse mesmo movimento art déco que a moda se inspira, e que podemos colocá-la em prática já! =D
Desfile de Abertura do MTP, a Art Déco serve de inspiração para Daniel Ueda...
No MTP, além do desfile de abertura e outros desfiles, foi possível ver a força dessa influência na moda inverno 2012, principalmente por conta dos vários maxicolares criados para quase todas as marcas que lá estavam, além dos brincos grandes, com fusão de pedras e cores, resina preta e dourado, que ganharam formas geométricas glamourosas no melhor estilo Art Déco.
MTP inverno 2012, Colar e brincos Camila Klein acima e de couro maleável Rafaela Furlanetto, mais inspiração do movimento Art Déco


Nenhum comentário:

Postar um comentário