quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dá trabalho, mas é puro glamour...(MTP)

Priting, MTP inverno 2012
Meninas, repararam que de uns anos pra cá, a moda tem valorizado o "feito a mão" como nenhum outro seguimento?! Nós já falamos disso aqui, quando destaquei o artesanato na moda verão, e essa tendência foi reforçada ainda mais, depois dos desfiles do Minas Trend Preview inverno 2012, por conta da quantidade de bordados usados nas coleções.
Acima Vivaz, e Mabel Magalhães, MTP inverno 2012
Não é a toa, que nós mineiras, somos famosas há anos pelo talento de bordar, faz parte da nossa história, desde meninas, principalmente nas cidades do interior, a maioria delas é ensinada pelas mães a avós essa bela arte de pintar e bordar, eu amo, e já bordei muuuuiiiiiiiiiiiiitooooo! E é aqui em Minas Gerais, que estão presentes as marcas mais famosas com essa habilidade para confeccionar peças feitas a mão.
 Bárbara Bela, MTP inverno 2012
Especializadas em festas, marcas como Bárbara Bela, Apto 03, Mabel Magalhães, Patrícia Bonaldi, Priting, Vivaz, Arte Sacra e muitas outras, arrasaram no MTP trazendo os bordados para a moda inverno 2012. Sob tecidos nobres como tules, sedas, rendas, muitas pérolas, paetês, canutilhos e pasmem até afinetes, isso mesmo, em entrevista ao site Chic, Luiz Cláudio, estilista da marca Apto 03, explicou como misturou rendas, organzas (penteadas, que dão o aspecto de pelos) e jacquards com alfinetes para criar um efeito tridimensional, dando efeito de casulos, encasulamento é sua aposta para a estação!
Apto 03, MTP inverno 2012 ...
Curiosidades: Luiz Cláudio, estilista da marca Apto 03, contou na mesma entrevista ao site Chic, como surgiu o nome da marca. Ele conta que se formou em moda pela UFMG em 2000 e lançou uma carreira com o seu próprio nome logo no ano seguinte, de roupas de festa. Mas depois de uma passagem pela Printing, ele lançou em 2006 a Apartamento 03. "Os amigos e clientes sempre me ligavam pedindo roupas, e sempre falavam algo do tipo: 'vou passar aí no seu apartamento'! Foi daí que veio o nome", explicou, dizendo que é uma marca mais comercial, mas sem abrir mão de peças mais conceituais e modernas, e ainda que prefere definir a marca "peças mais especiais", por conta de seu amor por materiais nobres. (Serve de incentivo =D)
 Luiz Cláudio, estilista da marca Apto 03 e look do desfile no MTP inverno 2012...
E ai meninas, é legal saber que Minas Gerais tem o talento artesanal, que é tão valorizado lá fora, onde é pré-requisito pra alta-costura. E a minha dica de hoje é um alerta contra o pré-conceito em geral, os bordados apresentados no MTP, provam que é possível unir a tradição artesã com moda contemporânea, sem perder a jovialidade dos looks, e ainda, não precisamos ir longe para encontrarmos peças para dias especiais! =D
Patrícia Bonaldi, MTP inverno 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário