domingo, 9 de maio de 2010

A HONRA DE SER MÃE


"Adão deu à sua mulher o nome de Eva, pois ela seria mãe de toda a humanidade". NVI "...mãe de todos os seres humanos", Gênesis 3.20 (NTLH)

Hoje celebramos um dia especial em homenagem às mães, as quais, mais do que ninguém, merecem mesmo que se celebre um dia em sua honra.


I. Deus tem honrado às mães

Quando Deus criou o homem e a mulher, segundo o livro de Gênesis 3.20, Adão deu a ela o nome de Eva, porque ela seria a mãe de toda a humanidade. A mulher que é mãe, então, reflete em seu ser, algo do poder criativo de Deus, porque somente Deus pode dar a vida, e a mãe possui um reflexo desse poder.

A mãe não é criadora da vida, mas ela é o instrumento usado por Deus para trazer vida nova ao mundo.

Considere o ponto alto desta realidade, que foi o fato da encarnação do Senhor Jesus Cristo. A forma mais elevada de Deus honrar às mães foi usando uma delas para trazer Jesus, o Seu Filho, ao mundo.



Quando o anjo apareceu a Maria para anunciar o nascimento de Jesus, ele disse: "Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres". O anjo estava dizendo: "Maria, você é muito abençoada. O Senhor está com você" (Lc 1.28). Deus abençoou a Maria, e a todas as mulheres, usando-a para trazer Jesus a este mundo.

Mamães: o Deus Eterno, Criador e Sustentador de todas as coisas, honra a cada uma de vocês.



II. Deus também convoca a todos para honrar às mães

A Bíblia ensina exatamente isto. Lemos em 1Pd 3.7: "Maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações". A esposa não existe para ser usada pelo marido, pelo contrário, a tarefa do marido é apoiar a esposa.

A atitude do homem para com a esposa há de ser como a atitude de um jardineiro para com uma flor bonita no jardim. Um jardineiro tem muito cuidado com a flor, justamente por sua delicadeza e fragilidade. Então ele dá o maior cuidado à flor... faz isso para que ela possa se sobressair em toda a sua beleza.

Assim é o marido que ama a Deus, ele jamais se aproveita da fragilidade da esposa, mas busca maneiras de ajudá-la.



Os filhos também deverão honrar às mães. Lemos isto em Pv 15.20: "...o filho sem juízo despreza a sua mãe". É uma grande falta de sabedoria menosprezar a mãe, quaisquer que tenham sido seus erros ou suas falhas; mas é sábio, é certo, respeitar e honrar a mãe.

Agora, tem Deus uma mensagem para as mães também? Sim!

III. Deus convoca as mães a serem dignas de honra


Aos maridos e filhos cabe honrar à mãe, qualquer que seja seu caráter. Todavia, Deus quer que as mulheres, por sua vez, se esforcem para ser dignas da honra que recebem. Como se pode fazer isto? Lemos na Bíblia, em Pv 31.30: "A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada".

Não importa se você, mulher, pode vestir a última moda, se tem um corpo escultural ou se parece top model... tudo isso é passageiro - o que Deus preza é o coração... o coração é que precisa ser belo.

Agora, a verdadeira beleza da mulher, que está no coração temente a Deus, no coração que respeita a Deus, que adora a Deus, não se perde em meio a rugas, nem em meio a cabelos brancos ou a celulites Ao contrário, torna-se mais e mais exuberante com o passar dos anos!

Se você quer ser realmente bela, você que é mulher e mãe, então, tema a Deus, obedeça a Deus, busque mais a Deus, passe tempo com Ele, seja uma "caçadora" de Deus. Assim você será realmente bonita e digna de elogio.

Partes do Texto de Pr Walter Pacheco da Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário